3 de junho de 2015

Semana verde, o que temos feito pela natureza?


Como bem sabemos (ou não), essa semana é praticamente uma das semanas que mais tem acontecimentos e datas comemorativas ligadas ao tema "sustentabilidade" e meio ambiente de forma geral. Dia 01 (Segunda-feira) foi o dia da Semana Mundial do Meio Ambiente, dia 05 (Sexta-feira) vai ser o dia da Ecologia e o dia Mundial do Meio Ambiente. E claro, como bons cidadãos e planetários, devemos estar ligados à essas datas e nos informando cada vez mais sobre esses assuntos de extrema importância global.

O dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado no dia 05 de junho de 1972 com conferências em Estocolmo na primeira semana do mesmo mês e tinha a meta de discutir ações relacionadas a proteção e preservação do meio ambiente e à mobilização de governos e províncias de cada território reconhecido oficialmente para ficar atento a questões de cuidado ao meio ambiente. 

O dia da Ecologia (05 de junho também) nos traz a lembrança de que temos que cuidar do meio ambiente em categorias mais específicas, como por exemplo: assuntos relacionados à área de poluição de rios, mares e oceanos; desmatamento de florestas e habitats naturais; poluição do ar, super aquecimento do planeta e cuidados com a camada de ozônio, etc. São assuntos que convivemos com atualizações e dados constantes seja na mídia (a maioria dos canais de informação atuais) mas nem sempre notamos o verdadeiro impacto que eles causam no nosso dia a dia e a conscientização que devemos abraçar.

Anualmente as Nações Unidas lançam um tema diferente sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema de 2015 - se eu não me engano - é, de acordo com a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), "EFICIÊNCIA DE RECURSOS E CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS NO CONTEXTO DA CAPACIDADE REGENERATIVA DO PLANETA". Tema bem pertinente com a situação atual da nossa terra.

Pelo Brasil há diversos eventos e comemorações nesta semana. O Paraná é um dos estados que dão valor a esta causa. Com algumas ações básicas podemos melhorar nossa postura e deixarmos de ser colaboradores passivos deste movimento. Vejamos:

  • Publicar notícias e retweetar ações sustentáveis nas redes sociais sobre preservação do meio ambiente;
  • Separar devidamente correto itens que iriam passar anos se degradando no meio ambiente e arrumar os devidos fins apropriados;
  • Ajudar a limpar uma praia e preparar seu lixo caseiro de maneira a facilitar o trabalho de quem vai recolher;
  • Dar mais crédito a um pequeno jardim ou até mesmo plantar uma árvore em terrenos permitidos;
  • Utilizar materiais reciclados e reciclar alguns outros materiais, etc.

Enfim, são ações que devem ser diárias mas que por vezes nos esquecemos de fazê-las. Faça nessa semana do meio ambiente sua parte. Se quiserem saber mais sobre notícias ambientais da ONU no Brasil recomendo que visitem diariamente o site da ONU no país, o ONU BRASIL onde diariamente há notícias que podem te interessar sobre o tema.

É a semana apropriada para você e eu nos informarmos sobre a legislação que rege as leis ambientais e como se porta nossa constituição com relação ao meio ambiente. Se informe sobre o que nossa lei diz sobre preservação, cuidados e áreas verdes e arborizadas de nossas cidades e regiões mais afastadas. 

Esse post é só uma constituição e um "despertamento" a cerca dessa semana que é tão importante e muitos nem sabem que existe. Se informe mais, pesquise mais, varie suas fontes e seja um defensor da natureza que o Criador formou com tanto carinho e majestade. Mudemos nossas ações e pensamentos em prol de uma natureza cada vez mais pura, intocável e vívida. Porque a natureza e o meio ambiente em todas as suas formas é isso, é vida pura. Abraços e uma semana verde abençoada!
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

2 comentários:

  1. Adorei o seu texto. Você escreve super bem e me fez refletir bastante!

    Espero que todos nós (um dia) tenhamos consciência sobre o grande problema ambiental que o nosso planeta está passando. É necessário agir rápido, pois já está sendo tarde demais!

    Beijinhos.

    www.diadeescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha flor pelo lindo comentário <3

      Exatamente, que tenhamos a cada dia mais consciência de respeito e cuidado com a natureza porque o negócio em escala mundial não está tão bonito assim! Se informar e sensibilizar-se é a chave de início para a mudança. Grande abraço!

      Ewerton Lenildo.

      Excluir

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.