23 de julho de 2015

Como adquirir o equílibro essencial?



Sempre estamos perseguindo a felicidade, não é verdade? E porquê não perseguir o equilíbrio essencial ou o que ele possa parecer? É sobre um pouco disso que quero conversar com vocês hoje nesse post. Será que o equilíbrio está ligado a alguma verdade pessoal? Pode ser que sim. O que é o equilíbrio de forma essencial, ao menos?

Para mim, ter o equilíbrio essencial, é ter paz. Não uma paz fingida, hipócrita ou demonstrada para provar algo. Todos temos escolhas dentro de nós. Para tudo em nossa vida temos a arte da escolha. A decisão. O poder de trilhar. Quando estamos de bem com nós mesmos entramos num ritual natural de equilíbrio. A vida pode não fazer tanto sentido, mas temos paz. 

Muitos encontram a paz na religião, no amor, em Deus. Mas será que estamos em paz o tempo inteiro? É do ser humano ter dúvidas em alguns momentos da vida, isso sabemos bem. Posso dizer por experiência própria que em Deus, no Deus verdadeiro, que vive e fala conosco, há uma verdadeira paz. Ele é o príncipe da Paz, como sua palavra diz. Para mim, Ele é a paz. É o sustento, o alimento, o equilíbrio.

Esteja sempre à procura do que te faz bem. Portanto que não prejudique seu próximo ou alguém indiretamente, se você acha que é certo, vá em frente. Proteja e defenda o que você acredita. Tenha opinião e comprove pelos teus meios o que dizes diariamente. O que pregas. O que falas. Isso faz parte de quem você é, da tua composição e como meio de adquirir o equilíbrio tão almejado. 

Não sei se você procura a paz e equilíbrio que já tem ou diz ter. Eu sei da paz e do equilíbrio que tenho. Que Ele me dá todos os dias. De acordo com a física, equilíbrio é a posição de um corpo estável, sem oscilações ou desvios. Aplicado à nossa vida, equilíbrio é muitas vezes nossa posição em relação aos problemas que surgem e situações que podem fugir de nosso controle. Como recuperar o equilíbrio diante a morte de uma ente querido, por exemplo? Depois de ter sido abalado as estruturas, todas elas? São questões intrigantes. 

Ir em busca do que te dá equilíbrio é o início de alguma resposta. É o início de algum alívio. É incrível como a maioria destroem-se com alguns acontecimentos e nunca mais se erguem das cinzas, pois não se trata de um caminho fácil a percorrer. Mas também tem alguns que se recuperam, tomam fé e recarregam as energias para caminhar mais uma milha. Acha forças de onde não tem para se manter em equilíbrio novamente. 

Que possamos adquirir o equilíbrio essencial buscando na nossa mais pura e íntima essência que Deus deu, as respostas e saídas do abismo. Seja equilibrado em todas as áreas da sua vida. Coloque nos eixos tudo aquilo que te coloca para trás. Organize seus setores no seu meio social, no seu interior, no seu trabalho, onde puder. Está em você o equilíbrio que tanto você diz ter mas não encontra. Está em você o equilíbrio que tanto procuras. 

Minha cabeça estava cheia com estes pensamentos para hoje. Será que reclamamos tanto da nossa falta de equilíbrio e não procuramos em nós mesmos as respostas de nossos problemas? Busquemos incansavelmente esta sensação e realidade de equilíbrio. Não é isso que todos querem? Algo ou alguém que te coloque numa posição de equilíbrio? Numa posição de firmeza? 

São respostas que adquirimos - ou não - aos poucos e ao longo de nossa vida. Se vamos encontrar todas as respostas, isso é impossível prever, mas podemos viver sem paranoia. "Uma vida só é curta, se não for bem vivida". Ótima e equilibrada quinta-feira a todos vocês!

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

2 comentários:

  1. Amei o seu texto! Com certeza, o que anda faltando para todos é paz e equilíbrio. É fundamental atingir esse estado de espírito para que possamos viver bem! É uma conquista diária que agrega apenas sentimentos bons para nós! Parabéns pelo texto, aliás, por todos os textos. :)

    Beijinhos.

    www.diadeescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado <3

      Equilíbrio em tudo na vida, é a chave que abre a porta do sucesso. Tudo com equilíbrio, na minha humilde opinião, flui melhor. Um beijo!

      Excluir

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.