21 de agosto de 2015

Projetos de vida (curto, médio e longo prazo)



A preocupação de fazer listas com meus projetos de vida a curto, médio e longo prazo virou uma constante na minha vida. Sempre mudo algumas prioridades e trago comigo a preocupação de me reavaliar no caminho que estou seguindo. Sempre. Vamos conversar sobre isso. 

Tenho feito algumas coisas que estão me ajudando bastante no quesito de conseguir os meus objetivos a médio prazo. Mas vamos por partes. Tenho alguns objetivos de vida que se incluem no curto prazo. São eles:

- Passar no vestibular (o que inclui começar meu ensino superior e dar uma guinada mais significativa no quesito de estudos);

- Tirar minha carteira de habilitação até o final do ano que vem;

- Voltar com um blog que tenho muito apreço, mas que já está há anos parado.

E mais alguns projetos esquecidos retomados. 

Tenho estudado para entrar numa universidade pública daqui do meu estado e realmente não sei qual será meu desempenho. Mas confesso que estou confiante. O interessante desses objetivos a curto prazo é o fato de ter que "correr" para realizá-los aproveitando o máximo possível e respeitando meus mais excêntricos limites. Há um cuidado especial para não se tornar bitolado com ideias de perfeição tendo em vista que jamais tudo será perfeito. 

É tão gostoso poder moldar o próprio futuro e controlar o próprio destino. Quando Deus te escolhe para vencer não há falhas. Por mais que eu ou você coloquemos o pé para atrapalhar e/ou delinear caminhos mais fáceis com resultados aparentemente mais produtivos, tudo acontece quando tem de acontecer e tudo é feito baseado num plano que Deus traçou para nós de maneira individual. 

Alguns projetos a médio prazo são:

- Juntar certa quantia em dinheiro para dar entrada em certas documentações internacionais;

- Aprender no mínimo três novos idiomas;

- Ter aprendido sobre alguns assuntos de cunho pessoal e que acho-os interessantes;

- Ter um noivado próspero no sentido de algo sólido e bem construído (já estou a quase três anos construindo esta base e tudo tem dado certo <3);

- Ter concluído ao menos 80% do meu curso na universidade;

Entre outras coisas muito pessoais que no momento não estou pronto para compartilhar. 

É muito gostoso ver que estou me empenhando no meu dia a dia para fazer as mudanças acontecerem. Sério, gente. Tenho acordado diariamente às cinco da manhã em busca de um sonho e como é de se esperar, tenho encontrado aquelas dificuldades que servem de aprendizado e exercício de paciência. 

É fenomenal perceber o cuidado que tenho tido comigo mesmo no âmbito de pensar mais em mim e no meu bem-estar pessoal. Sem prejudicar os outros, óbvio. E sim aprendendo a melhor meu convívio pessoal a cada dia. Por mais que eu não tenha sido este ano muito presente. Mas é por um objetivo maior e sei que os amigos verdadeiros (e pessoas ao meu redor) sobreviverão a um pouco de ausência de minha parte. Nada grave demais. 

Colocar no papel toda uma trajetória que certamente poderei traçar com minhas próprias escolhas e com estratégias e forças inteligentes que Deus me deu, me dá uma luz a cada novo amanhecer. No decorrer da rotina executada, é comum ficarmos entregues a pensamentos e quereres contrários, muitas vezes de desânimo e descrença, algumas vezes até falta de esperança em nós mesmos. Mas isso é mais comum do que se imagina, acredite. 

Estamos fadados ao fracasso se apenas nos rendermos ao nossos caprichos de maneira desequilibrada. Se cedermos todas as nossas vontades momentâneas. Ai complica tudo. Mas se nos dispusermos a ter paciência, confiar e esperar o tempo certo, pelo menos em 98% das situações, certamente o auge não será o limite. A vitória é garantida.

Sobre meus projetos a longo prazo, ainda estou resolvendo. Uma ótima saúde é um projeto que espero (e faço acontecer) para toda a minha vida. É algo que conto como compromisso para sempre e não só incluso em projetos de longo prazo. Apesar de que pode ser encaixado facilmente. Quando eu elaborar esta lista baseada nas minhas emoções do momento, analisarei se são projetos válidos e compartilhei com vocês. 

No mais fecho este post por hoje. Eu poderia escrever muito mais, porém não quero divagar mais ainda, hahahaha. É uma lista que sempre modifico, só não mudo alguns itens. Está funcionando para mim. Obrigado por tudo queridos, qualquer dúvida perguntem, estou aqui. <3
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.