18 de setembro de 2015

Como manter o equilíbrio em dias tão conturbados?

;)
ato é, que nos últimos anos, nossas rotinas e a sociedade no geral, tiveram um choque de poder virtual imenso. Com este crescimento no mundo virtual muitas são as informações que são bombardeadas em nós todos os dias e, tantas vezes, até pela madrugada no horário do nosso sono sagrado. Com esta revolução tecnológica que acentua-se cada dia mais e faz cada vez mais parte do nosso viver, vem o estresse tornando nossos dias - de várias maneiras - conturbados. 

Então fica a pergunta: como manter o equilíbrio em dias tão conturbados? Elaborei cinco modos de sobrevivermos a todos os estresses que nos acometem diariamente e como deve ser nossa postura em relação a isto. Vamos lá:

1) O ato de delegar;

Primeiro de tudo: delegue! Quantas vezes você já não quis pirar por ter coisas demais para fazer e querer abraçar o mundo com as pernas? Sim, com as pernas. A gente "abraça" com as pernas quando procura ser multitarefas. Meus amores, isto não existe. Ninguém pode abraçar o mundo e estar sempre disponível não. A não ser que você tenha pouquíssimos compromissos e se dedique bem a fundo a todos eles. Normalmente temos muitos compromissos e nem todos podemos dar atenção merecida. Delegue e veja tal atividade diária bem resolvida. Delegue para alguém de confiança e se livre de específico estresse.

2) Releve mais; 

Sabe quando relevamos 90% do estresse e preocupações que chega até nós? Pois bem. Evitar estresse é evitar dores de cabeça muitas vezes desnecessárias. Corte o mal pela raiz. Aprenda a ignorar! E isto vale para qualquer coisa na sua rotina e dia a dia. Mantenha o equilíbrio desestressando da psicose coletiva. O mundo anda mergulhado num nervosismo e estresses fora da escala normal, então vá na contramão do mundo e releve geral. Cumpra seus prazos, atenda os pedidos importante e preserve sua sanidade mental. Uma pessoa estressada faz besteira e não produz como deveria. Abre o olho, preste atenção.

3) Termine cada atividade no seu tempo;

É tão chato e frustrante quando iniciamos mil e uma tarefas e não concluímos nem metade delas, não é? Pois é exatamente isto que você jamais deve fazer. Comece uma atividade e a termine. Faça cada atividade no tempo que você achar melhor. No prazo que você sabe que a fará com excelência. Nada de fazer atividades mal feitas para entregar em prazos corridos. Faça acontecer dentro do teu horário. Se o seu horário natural irá atrapalhar, organize-se e programe-se para quem sabe começar tal atividade um pouco antes. Dedique-se um tempo do seu lazer a esta atividade, portanto que isto não prejudique sua qualidade de vida. Não use todo o seu tempo de lazer para trabalho nunca. Saiba separar.

4) Organize-se para fazer acontecer;

Devido a tantas demandas, compromissos e coisas que devemos fazer em prol de algum objetivo ou querer, não ter organização pode afundar qualquer vontade. Faça acontecer se organizando! Se você se sente confortável e motivado organize cada pedacinho do seu dia. Veja todas as áreas da sua vida, distribua isto de forma relevante e talvez igualitária e, cumpra seus horários pré-estabelecidos. Organize hora por hora, e se quiser ser mais minucioso, de minuto em minuto. Eu organizo meu dia por horas. Sempre há um tempo livre para respirar, sair um pouco do foco e, depois voltar com todo gás. O ser humano não é um robô, saiba respeitar seus limites dentro de sua organização. Organize detalhadamente cada pedaço do seu dia para render mais e facilitar sua vida. Tenha qualidade de vida e construa seu futuro dentro de suas exigências pessoais. 

5) Reserve um tempo para seu lazer. 

Gente, tudo o que eu falei acima está relacionado com este último tópico. Não adianta você produzir como um condenado, criar seu conteúdo, cumprir as metas do seu emprego, corresponder todas as suas expectativas, se você não se energizar relaxando. Tendo seu momento de prazer e folga. Para tudo na vida há uma consequência. Quando escolhemos privar algumas partes em detrimento de outras, sempre acaba mal. Mal para nós mesmos. Então tenha sabedoria e saiba a hora de desacelerar. Lazer (seja dormir, algum Hobbies, prazeres, estar perto das pessoas que ama, fazer programas relaxantes, etc etc etc etc) é um ponto chave da sua disposição para enfrentar seu dia a dia. Recupere suas energias com bom senso. Não relaxe demais, mas também não pire demais. Mantenha o equilíbrio recarregando suas energias. 

Finalizo aqui este post dizendo que: se vocês seguirem estas dicas simples e for as incorporando na sua rotina, tudo vai melhorar. Não vou falar sobre cuidados diários como beber mais de dois litros de água todos os dias, não cansar tanto a vista na frente do computador e celulares (principalmente para quem não trabalha na frente do computador), fazer pequenas pausas nos grandes horários de produtividade, etc., porque estes são cuidados básicos que independentemente de qualquer rotina, devem estar encaixados e feitos diariamente. 

Tenham sabedoria e tenham equilíbrio em tudo o que vocês fazem, pois a vida é como uma bomba relógio, quando mais você apressa ela (prejudicando-a) você contribui para uma explosão sem volta. Desacelere esta bomba. Um lindo dia, abraços. 
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.