9 de setembro de 2015

O que é efetividade nos dias de hoje?



Ser eficiente nos dias de hoje é muito mais do que acordar e se levantar às cinco horas da manhã, agilizar todos os processos do momento e limpar a pequena bagunça que permeia a sua casa. Eficiência é parente distante de efetividade. Sim ou não? É fato que, principalmente hoje em dia, numa situação rotineira, a falta de um fazer efetivo (se não bem efetuada) pode causar sucessivos transtornos ao longo do dia acarretando assim muita dor de cabeça.

Entretanto, quando se fala em um “ser efetivo”, do que se trata? O que é uma pessoa efetiva? Primeiro analisemos o conceito básico do que seria efetividade. Efetividade seria o resultado primordial e excelente que um órgão, empresa ou ainda trazendo para o meio individual, uma pessoa pode apresentar. Pode entregar, produzir. De maneira bem brusca é isso. Partindo desta explanação, efetividade é algo que rege nossos horários frequentes, que pode chegar a controlar nossas rotinas se assim deixarmos. Vou explicar.

Sabemos que tudo o que devemos fazer deve-se ter noção de balanceamento. Ponto de equilíbrio e decência. Um dos sinais que tudo está desandando no meio de nossa rotina, é ou a forte procrastinação ou a exagerada perfeição. Aí que entra o ponto chave da questão. O que seria o ideal? Seria justamente promover a balança entre os dois limites. Nem exagerar nos esforços para tornar a efetividade objeto de adoração, nem por vez esquecê-la e assim atropelar todos os compromissos que devem ser realizados.

Ter um blog, por exemplo, é (como a maioria de vocês sabe) uma tremenda responsabilidade onde ser efetivo torna-se muitas vezes obrigação. Ordem de posts, organização diária, produtividade e criatividade em cada tema abordado, defesa de um determinado ponto de vista, remete-nos uma forma um pouco mais cautelosa de compartilhar nossa visão de vida em diversos aspectos. Tudo isto deve ser feito com efetividade e eficácia. Que mesmo sendo sinônimos, não são palavras de perfeita sincronia de sentido.

Vou contar um pouco da minha rotina para vocês, talvez isso mostre um pouco de eficácia, mas o que quero mesmo é inspirá-los a criar e aperfeiçoar suas próprias rotinas. Vamos lá:

- Acordo às cinco e meia da manhã, tomo banho, tomo café, me organizo nas coisas básicas e as sete horas dou início aos meus estudos para o vestibular;

- Tenho uma hora e meia para cada matéria, estudando assim pela manhã (até uma hora da tarde) quatro matérias chaves;

- Tenho pausas de dez minutos onde me levanto, bebo água (o que já amanheço o dia fazendo) e organizo de leve alguns materiais de estudo;

- Na parte da tarde, como tenho uma hora e meia para almoçar, organizo todos os exames e fichas do qual tenho acesso e em menos de uma hora tenho tudo organizado. Almoço com muita calma, sempre e depois me dedico ao blog e aos meus projetos pessoais mais intensamente neste horário pois é o horário que não consigo dar meu máximo nos estudos;

- Pela noite retomo os estudos, faço minhas revisões e foco no restante de coisas que tenho que fazer diariamente;

Por volta das onze horas da noite, como tudo já está em perfeita harmonia e com efetividade produzido, preparo tudo o que tem que ser preparado para o dia seguinte e vou dormir depois de conversar com o amor.

Como este ano resolvi ter a experiência pessoal de não trabalhar fora, nem estudar fora e fazer tudo no home-office pessoal em casa mesmo, aprendi muito com esta experiência e meu horário não é tão complicado de se entender. Em outros posts comentarei mais sobre esta experiência. <3

Nem sempre é possível alcançar estritamente esta rotina, porém, procuro variar. Por exemplo, nos dias que não estudo direito, troco esta atividade por lavar roupa e as colocá-las no varal ou cozinhar alguma coisa. Já em termos de horários (varia de cada pessoa) eu mesmo sempre fui acutíssimo com horário. 

Desde criança se tinha um horário pré-estabelecido, com uma hora de adiantamento, ou até mais, já estava por lá esperando. Hoje em dia cumpro todos estes horários penosamente e sem desculpas. Quando não começo bem, o restante do dia reflete isto. Mas quando começo bem, cumpro toda a rotina minuciosamente. 

Muitos até me elogiam pela força de vontade (principalmente no que se diz respeito a acordar cedo – não sei qual o pavor de algumas pessoas, a aversão a este horário, em outro post falarei mais sobre o assunto) e vivem me perguntando como consigo vencer a preguiça no melhor horário do dia para dormir. Simplesmente desde sempre meu relógio biológico ama me acordar neste horário e eu já acordo motivado até o último fio de cabelo da cabeça. Pulando alegria mesmo.

Em relação aos estudos diários, ah, temos tanto a conversar sobre o assunto. Prometo a vocês uma série de posts sobre minha organização e disciplina relacionadas aos estudos (Vestibular, cursos, concursos, graduação, etc). Devo dizer que cumpro fielmente e honro com compromisso os estudos. 

Ultimamente tenho seguido uma postura que só me fez vencer na vida. E é a dedicação aos estudos que está me proporcionando um conhecimento vasto de várias ciências que eu nem sabia que existiam. Então sim, o horário de estudos do dia, é sagrado. Depois comento com vocês nos posts sobre vestibular e estudos no geral quais os horários originais (criados por mim) que eu me baseio e funcionam para mim e minha organização.

Em breve mais informações sobre o assunto. Efetividade tem relação com força de vontade. Força de vontade deve sempre estar ligada à ação contínua. O que seria isso? O ato de querer e em seguida, com muita lapidação, realizar. Quase sempre é uma combinação maravilhosa. Trazendo isto para o dia a dia, é importante frisar que de nada adianta ter força de vontade se você não tem ação para tornar aquele querer em algo real. É basicamente isto.

Procure ser eficiente naquilo que você põe teu nome pois o mesmo é valiosíssimo. Pode não ser único, mas em ti é exclusivo. Tenha em mente com clareza os teus projetos de vida e pense numa maneira eficiente como efetuá-los ainda mais com eficácia. Entendeu a lógica de pensamento? Alinhe todas as suas vontades, sonhos, projetos e desejos numa linha de ação eficiente e realista.

O que é efetividade para você? O que você espera de uma pessoa eficiente? O que, para você, é eficiência? Vamos falar mais sobre o assunto! Se há algo que não comentei, ou comentei de maneira errônea, por favor, esclareça-nos a nós ouvintes. Grande abraço!
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

2 comentários:

  1. Muito legal seu post! Ser efetivo pode ser várias coisas a cada pessoa. O importante é você conseguir dar seu melhor, sem se estressar. É bom ter uma rotina, apesar de algumas pessoas não gostarem. Eu gosto, e tento fazer minhas tarefas caberem dentro dela, usando as ferramentas que temos a disposição. Gostaria de ter mais tempo do que tenho, mas se tivessemos 30 horas no dia, ainda "não teriamos tempo". Precisamos sempre de foco naquilo que fazemos, pois quando a tarefa está em cima da hora, a gente consegue fazer, mas fazemos.... maaaaais ou menos! Então, precisamos reclamar menos e agir mais!

    Abraço!

    www.amtonline.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adriano! Não se estressar é algo de extrema importância e é um "detalhe" que por muitas vezes acabamos esquecendo, não é? Não se estressar. Também amo rotinas, pois se eu não as fizer, sinto-me totalmente perdido no dia a dia e acabo deixando de fazer coisas importantes para meus projetos de curto, médio e longo prazos. Exatamente, se tivéssemos 30, 40, 50 horas por dia, nunca teríamos tempo. Sem contar que o tempo é igual para todos nós, então porque uns rendem mais e possuem um aproveitamento que dá para fazer "tudo" e outros não? É uma análise singular de cada caso. Nisso entra efetividade, o fato de ter prioridades, organização e muito além disto.

      Você finalizou dizendo tudo: "precisamos reclamar menos e agir mais!". Façamos isto a partir de hoje, abração.

      Excluir

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.