16 de outubro de 2015

Financeiramente falando, tens o equilíbrio?


Atualmente é comum termos inúmeras opções de compra e venda seja online como offline. A maioria das pessoas resolveram, por meio e seus recursos e imitações, vender seu peixe, ou melhor dizendo, sua arte na praia. (risos) Brincadeiras à parte, não é novidade para ninguém, que todos temos contas e compras a fazer diariamente e é aí que mora o perigo. 

Com esta política consumista, de que ter é realmente o que mede nosso valor, muitos se atrapalham financeiramente e quando vêm estão afundados em parcelas e dívidas que parecem infinitas. Recorrer a empréstimos é na maioria das vezes um erro que só agrava mais a situação. Cobrir um santo para descobrir outro, por assim dizer. Pegando este gancho de conversa pergunto a vocês, financeiramente falando, vocês têm o equilíbrio? Não se assuste se a resposta for não, você não está sozinho.

No meu caso, sou bem controlado com as finanças. Muito bem controlado. Não compro quase nunca nada além do necessário. Não tenho mão fechada, só não gosto de torrar dinheiro à toa. Vejo muitas pessoas descontroladas financeiramente e que nunca admitem que erraram. Isso é perigoso e constrangedor demais! Toda hora ligações, batidas na porta, cartas de cobrança. O bom pagador não sossega enquanto não acaba com todas as dívidas que tem. O nome sujo então? É como se o matasse todos os dias, sei por experiência própria e próxima.

O que se pode fazer para melhorar a situação financeira? Uma das maiores dicas no assunto é: parar de comprar! Comprar somente o necessário, o básico, o que precisa ser comprado. Comida, despesas mensais e compromissos fixos. Nada muito além disto. Não comprar demasiadamente vai ajudar e muito começar a controlar seus gastos e despesas. 

Outra dica: corte gastos! Com todas as despesas reduzidas você terá uma visão melhor do que entra e do que sai podendo colocar assim em pauta todo o dinheiro que você precisa redirecionar. Quem sabe cortando os gastos você não terá dinheiro para aquela viagem dos sonhos para a qual você sempre quis juntar mas nunca pôde? Pare de comprar e corte gastos que aposto, sua vida financeira irá se aprumar mais cedo do que você imagina.

Outra coisa muito importante também é: tenha um caderno de anotação financeiro. Quer começar a organizar a fundo suas despesas? Anote tudo que entra e sai de suas finanças pessoais. Tenha controle sobre tudo o que você recebe, o que entra e o que sai. Guarde todas as notas de supermercado, contratos, bancos, extratos, etc etc etc., saiba o quanto de juros, taxas e afins que você paga e o que você está pagando de fato. Tenha todos os registros. Se tratou de dinheiro, ninguém é amigo de ninguém, fica a observação e constatação. Dinheiro muda a maioria as pessoas.

A partir de hoje irás regularizar tua vida financeira, certo? A crise quem controla é você! Tenha cuidado. Para se descontrolar, basta estar controlado. Toda vigilância e cuidado é pouco. Como anda sua vida financeira? Você tem aplicado o que eu disse logo acima? Grande abraço amados. 

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.