29 de outubro de 2015

Pendrives, nuvem de armazenamento, HDs externos: organize sua vida digital

Tumblr imagens.
Nos últimos trinta anos, posso assim dizer, o computador e consequentemente posteriormente a internet, revolucionou e revoluciona a vida do homem atual. Processos, acúmulos de papéis e gerenciamentos requisitórios meio que mudaram de plataforma e foram todos transferidos e digitalizados para o mundo virtual. 

Muitas "artimanhas" foram e são criadas para comportar tanta gente, tanta migração desordenada. São pendrives, HDS externos, configurações na nuvem de armazenamento, emails com espaços de memórias estendidas, muitas coisas. E nós nos adaptamos como podemos a este ritmo acelerado de "globalização".  O cuidado é não deixar para trás nossa humanidade, o que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista.

Mas o foco deste post é: organização da nossa vida digital. Você é organizado no mundo digital? A partir desta simples e direta pergunta já temos uma noção de um sim ou um não. Depois de constatar o sim ou o não, devemos nos perguntar, o que devo fazer a partir de agora para organizar minha vida digitalmente? Que área devo priorizar e focar? Aí vai depender de sua organização pessoal e o modelo que mais der certo para você de forma individual. Comece a testar modelos de organização ou crie um e tente seguir a risca. Se ele te ajudar a organizar sua vida digitalmente falando, então ao que parece é válido. 

Tirando os malefícios da internet em nossas vidas, a mesma nos trouxe um belo resgatamento de memórias e tudo pode ser guardado num cartão de memória e relembrado depois. Eternizar os momentos na nossa vida é uma maravilha do qual o homem dos séculos passados não tiveram oportunidade. 

Atualmente organizo tudo digitalmente. Uso o iCloud do iOs (Apple) para armazenamento na nuvem. Organizo minhas imagens e documentos por pastas e anos. Dentro dessas pastas há subpastas nomeadas e por aí vai, mais e mais a fundo. Tenho minhas "memórias" guardadas desde 2013, quando eu não sabia nem o que era um celular. HAHAHA. Os únicos registros anteriores foram por conta das máquinas fotográficas e são fotos reveladas. Graças a Deus - e aos meus pais - que teve esse registro. Já basta uma árvore genealógica aos escuros. 

Estou também upando alguns arquivos no servidor online do MEGA. Arquivos como temporadas inteiras dos seriados que eu amo e filmes raros e antigos que também não encontro todo dia pela internet a dentro. Ele concede 50 GB de memória grátis para usuários free e mais além caso pague. É o suficiente para mim, memória até dizer chega. Fica assim: iCloud para fotos, vídeos e documentos; e o Mega para filmes, livros, seriados, documentários e outros arquivos maiores que eu me interessar colocar.

Aí você pode me perguntar: mas e as músicas Ewerton? Você não baixa músicas? E a resposta é não. E sim eu escuto música toda hora quando possível. Meu segredinho, que não é tão segredinho assim, é: playlists no canal do blog no Youtube. O acervo do Youtube é sem comparações. Por isso não uso o Spotify e outros. O acervo é super limitado e alguns pagos. No Youtube acho praticamente 100% das minhas pesquisas em cds, dvds, etc., e de graça acessível a qualquer momento que eu quiser e tiver conexão com a internet. Me salvou a vida fazer playlists lá, porque é bem particular e organizado. 

Não costumo colocar nada no computador para não ocupar memória e só o que eu baixo atualmente são seriados e livros. Só. Até filmes prefiro ver online, mesmo que a qualidade não seja lá essas coisas. Adoro. Essa semana mesmo tenho comentado no twitter a cerca do seriado antigo que tenho assistido online, Caçadora de Relíquias de 1992 - podem esperar resenha - que passava na Band (Emissora de televisão), e que é uma preciosidade tendo em vista que não tem mais nenhum lugar que venda ou passe. Vou procurar baixar (dublado ou legendado mesmo) e upar no Mega para não perder. Amo!

Tudo online pode facilitar e muito nossas vidas. Depende do que colocamos aqui neste mundo virtual. Opções para você se organizar é que não faltam. Limpe sua vida digital e facilite sua vida offline. A um clique você tem tudo o que desejar, então faça bom proveito. 

Ah, e antes que eu esqueça, hoje é meu aniversário então parabéns para mim! hahaha <3

Só me resta perguntar, sem muitas delongas, como você tem organizado sua vida digital atualmente? Vamos conversar e nos inspirar com o relato uns dos outros. Um ótimo dia!
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.