23 de outubro de 2015

Planejamento e sua parceira organização


Não é de hoje que a organização e o planejamento nos coloca a um passo a frente de qualquer obstáculo, problema ou futura dor de cabeça. Sempre recorro à organização quando se trata de sobrevivência. Estou precisando comprar algo? Me organizo. Estou precisando ver o que estou fazendo da vida ou como estou lidando com os meus projetos presentes e futuros? Me organizo. Vou mudar minha alimentação para melhor? Me organizo. Tenho muitos compromissos? Me organizo. Para tudo me organizo.

Adquiri esse hábito há alguns anos atrás e tem dado muito certo. Para mim a organização serve como bússola no mar bravio, serve como luz em meio as trevas. Faço e refaço planejamentos um milhão de vezes, modo de falar, quando estes não dão resultados satisfatórios. Testo muito meus processos de acordo com meu perfil para atender as minhas necessidades. Nem todo horário dá certo, nem toda obrigação é executada em sua plenitude. O que me obriga a intervir diretamente e recapitular tudo de novo. Confesso que é uma coisa que amo fazer: criar rotinas. 

Vejo o planejamento como uma fonte inesgotável de segurança. Pelo menos 95% de segurança. Não gosto de surpresas e detesto não estar no controle das situações, principalmente aquelas que regem a minha vida. Faz parte do processo de busca pessoal pela perfeição. Planejo diariamente meu dia. É difícil não fazê-lo pois eu me obrigo a ver muitas coisas, ler muitas coisas, fazer muitas coisas e tudo isto demanda tempo. Se eu não planejar e organizar meu dia, de acordo como ele é e com seus compromissos singulares, fico perdido e deixo de fazer algo que eu sei que para o meu futuro será indispensável. 

Sempre recomendo a todos com quem converso sobre organização para planejar. Essa fase de planejamento é essencial para saber o que é aproveitável ou não. O que deve ficar ou não. E é aí que entra as queridinhas prioridades e saber quais são as prioridades que devem ser obedecidas e reconhecidas. No momento não estou usando nenhum aplicativo de organização online. Nem o Evernote, nem nada mais. Vou dedicar um tempo somente ao aprendizado da melhor ferramenta que supre minhas necessidades e otimizar a minha organização. 

Estou decidindo se continuo na agenda de papel ou tento testar digitalizar tudo numa agenda online. Do Google, por exemplo. Vou pesquisar mais a fundo e até Janeiro de 2016 decido. Pois começa uma nova fase da minha organização pessoal no ano que vem. Tenho organizado muitas coisas ultimamente, coisas que eu vinha ignorando, mas que sempre me incomodaram. Estou acabando com tudo o que me atrasa e todos os dias faço uma verdadeira faxina na minha vida digital. 

Precisava escrever um pouco sobre o assunto até para organizar meus pensamentos. Com a escrita desse post tenho uma noção de como me organizar melhor e quais são meus objetivos a curto, médio e longo prazo. Planejamento e organização é primordial. Creio que a organização e o planejamento foram feitos para facilitar nossas vidas. Quem os abraça, consegue vitórias. Conquista sonhos, e melhor, com qualidade de vida. Essa é a razão de se organizar, não perder o sentido de viver. 

Nossa civilização atual necessita aprender a se organizar melhor. A tecnologia veio para nos ajudar neste processo, mas quando mal utilizada, também prejudica demais nossa produtividade e desempenho. É preciso se policiar online e ver se não estamos perdendo tempo com besteiras. As redes sociais não são as únicas, mas são na visão de muitos especialistas, um grande mal para as pessoas tidas como viciadas. É preciso cada um saber o que deve e o que não deve fazer online. De mais ou de menos, tudo isto pode ser prejudicial.

Minha dica é: organize-se! Quer fazer aquela viagem dos sonhos mas nunca pôde? Faça no máximo ano que vem! Estipule uma data e organize-se para não gastar desnecessariamente e juntar para a viagem tão requerida. Quer passar naquela prova concorrida do vestibular, concurso e faculdade/universidade? Planeje-se e organize seus estudo. Tenho certeza que tudo vai valer a pena e no próximo ano você estará pulando de alegria com sua aprovação. 

Não vou me estender e friso bem: é importantíssimo organizar-se e planejar-se com antecedência. Faça acontecer! Tenha o planejamento e a organização como seus parceiros nesta luta contra o tempo. São lições duras de executar muitas vezes, mas são deveras necessárias. Um dia abençoado, grande abraço. 
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.