27 de novembro de 2015

Utilizando os recursos do meu próprio e-mail


Não é de hoje que usamos os nossos eficientes e queridinhos emails. Hoje em dia, todos nós temos, uma conta de e-mail. Com um e-mail é fácil se cadastrar em qualquer rede social que se quiser e ainda usá-lo para transações pessoais ou profissionais de forma ilimitada e na maioria das vezes de graça. Hoje venho conversar com vocês sobre alguns recursos - não todos - do e-mail que uso e que me salvam a pele. É uma opinião bem pessoal de uso de uma ferramenta pessoal. Espero que aprendam algo, descubram ou se identifiquem com meus hábitos, rs. Comecemos. 

Atualmente para transações pessoais tenho usado o Outlook, antigo Hotmail, e tem suprido todas as minhas necessidades. Com o tempo diminuí os programas instalados no computador e comecei a usar e abusar de todos os meus recursos onlines no e-mail disponíveis. Melhor escolha impossível.

Na aba superior, onde tem o nome Outlook.com, ao lado esquerdo há uma caixinha quadriculada. Nela há muitos recursos, dos quais eu uso: OneDrive, Excel Online, Word Online, PowerPoint Online, os outros quase nunca, então não são relevantes para comentar. 


- O OneDrive:

Estou deixando o uso do mesmo de lado. Por incrível que pareça, não tive nenhum problema com ele até hoje. O que acontece é o seguinte: há um tempinho comentei nas redes sociais do blog, especialmente no Twitter, a importância da minha pessoa começar a usar mais meu celular, ao máximo quero dizer, e utilizar todos os seus recursos, focando nos serviços excelentes e gratuitos. Como minhas fotos estavam em vários servidores de nuvens de armazenamento espalhadas na Web (devido a vários testes que fiz até chegar a um definitivo), nunca me senti confortável com esta desorganização. 

Depois de muito pesquisar, ver e rever opções de HDs online, descobri o iCloud que foi feito especialmente para produtos Apple. Como tenho um iPhone foi fácil. A interface é ótima, faz praticamente tudo que o OneDrive vinha fazendo, então resolvi fazer a troca e transferência completamente. Deixei o OneDrive aqui e como primeiro da lista porque recomendo usarem o serviço. Muito bom e nunca tive problemas nem para carregar arquivos. Vale a pena. Fiquei com o iCloud simplesmente porque quis unificar meus documentos online. Quem sabe mais na frente eu não volte para o OneDrive?

- Excel Online:

Uma ferramenta online maravilhosa que utilizo bastante. Principalmente para formular horários e tabelas de cronogramas de estudos. Coloco cor aqui, mudo uma linha ali, apago, digito e faço todas as alterações de maneira rápida e produtiva. Ferramente ótima e que sempre recomendarei. Até para quem precisa trabalhar com o programa no dia a dia. É bem completo, mesmo sendo a versão online. 

- Word Online: 

Um dos recursos do meu e-mail que mais uso e quase todos os dias. Faço tudo online. Trabalhos, fichamentos, textos, etc etc etc. Escrevo muito e como não tenho nenhum dos programas do pacote Office instalados no computador, dependo exclusivamente do uso online. É bem completo e atualizado. Sem contar que até na hora de salvar e/ou imprimir o documento, a facilidade é imensa. Você escolhe até qual formato vai salvar a mídia digital. Se tem uma ferramenta que recomento é esta. Eu mesmo não sinto nem um pouco de falta de ter este programa instalado no meu disco rígido. Com conexão à internet estou preparado. Quem trabalha muito fora de casa e sem muito acesso à internet, então talvez você precise do programa instalado na máquina. Avalie suas possibilidades e veja o que funciona para você.

PowerPoint Online:

Uso pouco, somente quando vou ler algum slide ou criar algum. É um programa que não faço questão de usá-lo no meu computador. Basta acessá-lo online e já é o suficiente. 

Estas são as ferramentas que mais uso no meu e-mail, quis esclarecer pois muitas vezes, todo mundo tem esses recursos e não os usa. Deixam cada vez mais suas máquinas pesadas e prejudicam muitas vezes seu desempenho pessoal e produtividade singular. 

Não tenho o interesse de falar sobre os outros recursos como "Como uso minha caixa de entrada" ou destrinchar meu e-mail tópico por tópico, categoria por categoria. Se quiserem eu faço um post em breve mais detalhado. <3

Encerro aqui com estas simples palavras e pergunto a todos vocês: Você tem utilizado os recursos do seu próprio e-mail? Vem conversar comigo sobre o assunto e discutir a real importância desta tecnologia a um clique. Venham! (: 

Grande abraço. 

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.