5 de janeiro de 2016

Coma mais abacaxi


Desde dezembro do ano passado, eu venho pesquisando muito sobre alimentação saudável, e mais especifico sobre alimentação vegana (da qual falarei lá pra frente). Com isso vim descobrindo diversas opções saudáveis para me alimentar e algumas propriedades boas de frutas que eu não valorizava tanto. Para começar uma pegada mais saudável decidi começar falando do Abacaxi, que agora no verão aqui no Nordeste, é uma ótima pedida. 

Sabemos o nome das frutas e uma coisa ou duas que elas trazem. Que tal nos aprofundarmos mais e trazermos elas para nosso dia a dia? Comece com o abacaxi, em breve - em outros posts, vou trazer várias frutas individualmente para nos informarmos melhor. Comecemos. 

O Abacaxi ou também chamada de Ananás, tem cultivo principalmente em regiões tropicais e subtropicais e, possui um gosto ácido e muitas vezes adocicado. É de origem americana e é tido como remédio caseiro de tamanho poder. Como possui muita fibra e água, sua absorção é boa. Inclusive sua casca, na maioria das vezes descartada, também traz muitos benefícios a saúde.



Interessante: "O abacaxi pode ser utilizado para tratar diversos problemas de saúde e não somente gripes ou resfriados. É digestivo, anti-inflamatório e antibiótico.Consumi-lo como fruta ou em sucos tem efeito depurador no sangue, ajudando a curar furúnculos.

Os índios o utilizam no combate às tosses, dores de garganta com inflamação, limpando as mucosas e dissolvendo os mucos que congestionam o aparelho respiratório e laríngeo. Ainda auxilia no tratamento da artrite e do reumatismo.


Para saber se está bom para consumo, deve-se tirar a coroa do Abacaxi, e caso esta saia facilmente já está bom para consumo. Caso não, ainda está verde. O Abacaxi tem grande quantidade de vitamina B1, , B6, C e A. Fora o ferro, magnésio, zinco, potássio e outros sais que ele tem. Quer curar gripes e resfriados? Pegue a casca do abacaxi e ferva na água e tome como um chá. 

Devido ao seu teor ácido, não se deve consumir o Abacaxi em muitas quantidades ou em exagero, pode causar irritação estomacal e até gastrite. Cuidado. O verão está alastrando aqui no Nordeste nesta época do ano e nada como refrescar com esta delicia maravilhosa. Doces, cremes, tortas, sorvetes, inúmeras opções que o Abacaxi é usado. 

São alguns benefícios do Abacaxi: 

- Previne o envelhecimento;
- Diminui a pressão arterial;
- Combate anemias;
- Regula o nível de Colesterol no sangue;
- Acelera a cicatrização de tecidos;
- Combate viroses.


O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso) e o termo "ananás" (em português e espanhol) é do guarani e tupi antigo naná. De acordo com nossa amiga Wikipédia, saibamos um pouco do histórico desta fruta: 

"O abacaxi já era cultivado pelos indígenas em extensas regiões do Novo Mundo, antes do seu descobrimento pelos europeus. Origina-se da América tropical e subtropical (da região centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai).

Acredita-se que os nativos do sul do Brasil e Paraguai disseminaram o abacaxi na América do Sul e eventualmente, acabou por alcançar o Caribe, a América Central e o México. Sendo que em 4 de novembro de 1493, Colombo e seus marinheiros descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, promovendo, a partir deste momento, sua disseminação pelo mundo e tornando-o uma das infrutescências mais apreciadas no globo.
Os espanhóis introduziram a planta nas Filipinas, Havaí, Zimbabwe e Guam. Os portugueses introduziram a fruta na India em 1550. A planta foi levada para Europa pelos Holandeses, sendo que o primeiro europeu a conseguir plantá-la no continente utilizando estufas foi Pieter de la Court em Meerburg em 1658. Dado as dificuldades de importação na época, e os proibitivos custos de equipamento e mão de obra necessários para plantar o abacaxi em climas temperados, a fruta virou um simbolo de ostentação. Eles chegaram a ser usados em jantares apenas como enfeites, e reutilizados continuamente, até apodrecer."

Legal, né amados? Amo Abacaxi! Quando comecei a pesquisar fui vendo um benefício melhor do que o outro e agora consumirei mais e mais a fruta, principalmente a polpa. <3 Vocês já sabiam de todos estes benefícios do Abacaxi? Gostam da fruta? Hidratem-se que o calor está de matar! Principalmente por aqui por Recife. Grande abraço.

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

10 comentários:

  1. Eu amo abacaxi de qualquer jeito.
    Só não ganha de manga que é minha fruta preferida da vida.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, também amo manga, vai ter um post só para ela também futuramente. <3
      Obrigado por ter vindo aqui, beijos.

      Excluir
  2. Huuum

    Abacaxi geladinho nesse calor ia ser uma boa hein!
    Fiquei com vontade! haha

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eira, eu sabia que o abacaxi era importante, mas nem tanto assim haha que bacana! Esse ano fui em uma nutricionista e ela me falou pra comer mais abacaxi, entao ficarei mais saudavel com a dieta dela :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que te ajudou e esclareceu algumas coisas! <3

      Coma mais abacaxi!!! hahahaha Beijos.

      Excluir
  4. Gostei da dica Ewerton. Amo abacaxi e fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais sobre a fruta e seus benefícios. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostaste! Logo logo vou fazer outros posts de outras frutas individualmente. Já está na programação. hehehe <3

      Obrigado por vir aqui, grande beijo!

      Excluir
  5. Oi Ewerton, tudo bem?
    Eu já conhecia os benefícios do Abacaxi. Apesar de não consumir muito, sei de suas propriedades e do bem que ele pode fazer.
    Só costumo comer quando está bem docinho. Também adoro fazer uma torta de coco com abacaxi que fica tudo de bom!
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo minha amiga, e contigo?

      Huuummm, deve ficar uma delícia! Posta a receita qualquer dia desses! Agradeço, hahahaha. Volta sempre por aqui, beijão.

      Excluir

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.