7 de março de 2016

A meditação como auxiliadora na carreira



Não é de hoje que a meditação ajuda o ser humano a se concentrar melhor, a ter mais foco nas mais diversas atividades, a conhecer a si mesmo e aos seus processos biológicos (auxiliadora da respiração, por exemplo). Hoje quero comentar de forma bem rápida sobre a meditação como auxiliadora na carreira por meio do foco.

Quis comentar com vocês hoje porque este assunto está rodando minha mente há um bom tempo e só agora estou conseguindo reunir estes pensamentos. Sabemos que ter foco, especialmente hoje em dia com uma sociedade tão imediatista e acelerada no dinamismo exagerado, é essencial para nos concentrarmos no que devemos fazer e que vai trazer/gerar resultados satisfatórios. Na maioria das vezes a longo prazo mesmo. 

A meditação auxilia muito nossa mente. É amiga fundamental. Depois que você começa a praticar a meditação seu panorama de percepção muda completamente. Você se sente sim mais disposto. Mais focado. Mais atento. Presta mais atenção no que você lê, no que você ouve, no que você escreve. Para auxiliar na carreira, a meditação tem que primeiro auxiliar no âmbito pessoal, e te afirmo que isso ela (a meditação) faz um trabalho completo. 

Quando nos empolgamos com algo relacionado aos nossos objetivos, à nossa carreira, ao nosso meio profissional, certamente nosso psicológico e corpo estão agradáveis. Ou pelo menos estabilizados em sua maioria. Quando encontramos a motivação necessária e temos um bom foco com a meditação, não tem prisão que nos segure. Ficamos produzindo a todo momento, tentando muitas vezes (não sempre), fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Tendo em vista tamanha energia e disposição que estamos depositando em tal ação. 

Acho incrível que a meditação cause este efeito reparador porque não há muito segredo nesta prática. Não há muito gasto físico ou mental, pelo contrario, há uma doação muito grande. Uma doação que não é ruim. É restauradora. Depois de um tempo praticando a meditação você percebe que você já a faz de maneira natural e intuitiva. Como se ela fosse parte do seu eu biológico, do seu eu pessoal. Pelo menos foi e é assim para comigo.

Use a meditação (comece com meia hora por dia caso você "não tenha tempo" de passar uma hora e meia) a seu favor. O seu horário quem faz é você. Use seu tempo livre para fazer o teste e veja como seu corpo e mente reagem. É uma prática saudável, de graça, essencial. 

Nossa sociedade vive mergulhada numa bolha que não pode estourar. Numa pressão que derruba milhões todos os dias. Um ritmo frenético que quem não corresponde é atropelado pela multidão furiosa por poder. Com uma vida pessoal mais estabilizada e sólida com a meditação, você tem mil e uma possibilidades, de focar na sua carreira com vontade e verdade. Parar de se enrolar e produzir com o máximo que você tem a oferecer. 

Fazer meditação é respeitar a si mesmo e aos seus limites. Use a meditação como auxiliadora de sua carreira. O pessoal e o profissional muitas vezes (quase sempre) tem que andar em comunhão para que um e outro se apoiem mutuamente e sejam suporte para o outro lado. Pense nisso. Um ótimo dia e comece a praticar hoje a meditação. Abraços. 

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.