7 de março de 2016

Minha equipe me persegue. Como lidar?



Comunhão e união em qualquer ambiente de trabalho é primordial. Não tem como trabalhar ao lado de pessoas que só querem te derrubar ou subir um cargo te pisando como se fosse uma corrida desenfreada pelo poder e o "sucesso". Depois de tomar todas as medias legais cabíveis (se chegar a esse nível), conversar com seu chefe a respeito do que se passa e tomar todas as medidas necessárias e nada mudar, é hora de mudar a sua postura em relação a esta equipe. Em último caso sair da empresa. 

Muitos funcionários fogem da empresa e procuram outras por conta de problemas que poderiam ser resolvidos se tal funcionário mudasse sua postura. Concorda comigo que ninguém muda ninguém? Pois é. Sempre haverão pessoas inconformadas com si próprias e que vão ser inconvenientes até dizer basta. Este tipo de pessoa não tem limites e nem vergonha na cara (risos). Ela não nota que está sendo chata e inconveniente. Que está extrapolando. 

Aí é que você deve agir conforme a sua sabedoria. Ignora. Deixa de se importar. Faça o seu trabalho com excelência e não critique nada ou ninguém. Se a sua equipe já demonstra péssimo tratamento com você, a probabilidade de você criticar algo e lhe interpretarem erroneamente, é enorme. 

Você já não está mais rendendo? Mude este panorama! Comece a render, a produzir, a inspirar a mudança nos outros. A equipe pode não ser sua amiga, mas vão ser obrigados a te respeitar, quando você apresentar um trabalho com propriedade e excelência. Sei que é muito pesado o clima de ter todo mundo contra a pessoa. Você fica desmotivado, sem rumo, sem suporte. Equipe tem que trabalhar unida mesmo para o negócio fluir. Para a empresa crescer. 

Tenha jogo de cintura para lidar com estas pessoas. E garanto que nem todo mundo da empresa ou do seu local de trabalho vai ser contra você. Se você não for uma pessoa horrível (e isto implica em falar de todo mundo pelas costas, não ajudar a ninguém, falar de maneira mal educada com todo mundo e ter outros comportamentos feios) a probabilidade das pessoas se chegarem a você é enorme. E até cultivarem uma relação harmônica e de coleguismo ou amizade. 

Sempre haverá funcionários invejosos e já parou para pensar que este tipo de funcionário nunca cresce na empresa ou geralmente sai logo para outro lugar? Não permanece porque está manchando o quadro de funcionários. Está destruindo a empresa levando ela(e) juntos. Lide da maneira mais positiva que conseguir com esta equipe desunida. Veja melhorias e faça sua parte. Mude você primeiro. 

Este post foi mais para comentar sobre essas situações que podem acontecer com qualquer pessoa que trabalha. Já aconteceu comigo. Não deixe o péssimo comportamento dos outros interferir na sua rotina. Se você sabe o que tem que fazer, vai lá e faça, sem rodeios ou reclamações. Motive-se e vá à luta. Um abraço apertado, até amanhã. 

Tudo passa. 

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.