
Ontem eu comentei neste post sobre o seriado infantil Castelo Rá-Tim-Bum e fiquei para lá de nostálgico. Resolvi comentar hoje sobre outro seriado/desenho que eu assistia todos os dias antes de eu ir para a escola (4° série, creio eu) no horário do almoço.
"Catalendas Foi um programa de televisão infantil que utiliza o criativo universo do teatro de bonecos e trabalha o mágico mundo das narrativas populares brasileiras. As histórias contadas pelo povo são recriadas por escritores, com apoio de um consultor. Valoriza cada detalhe da nossa cultura e estimula a curiosidade e a imaginação de nossas crianças."
Creio que de longe, este é e foi o melhor desenho, para aprender sobre as lendas do nosso folclore de maneira simples e instigante. Aventureiro. Lendas como a do Boto cor de rosa, a onça pintada, a mula sem cabeça, lobisomem e muitas outras, sempre foram temas de novos episódios. Eu aprendi e até hoje nunca mais esqueço.
Minha infância não foi marcada pela leitura de livros infantis, mas foi marcada por desenhos e animes que me construíram o que sou hoje. Catalendas sempre me abriu os olhos para o conhecimento e sempre me convidou a almoçar acompanhando. Não perdia um episódio!
Eu amava o tom sombrio (e morria de medo de assistir e o fazia mesmo assim) que alguns episódios iniciavam com lendas de arrepiar a nuca. Só assistia porque era de dia e tinha minha mãe na sala, hahahahaha. Sim, eu fui uma criança inocente e esperta. Um pouco mijão, rs.
Os episódios eram beeeem curtinhos (cerca de 15 a 20 minutos no máximo) e lembro que passavam dois a três em menos de uma hora todos os dias na TV Cultura. A Amazônia é sempre bem retratada como mostra este trecho a seguir:
"Os produtores utilizam recursos naturais da Amazônia para criar uma estética original, o que faz de cada episódio uma curiosa surpresa. Apresentado por dois personagens típicos da floresta: Dona Preguiça, a contadora de histórias, representa a sabedoria, e o Preguinho, um macaquinho que faz o papel do nosso telespectador alvo, crianças de 4 a 12 anos."
Para vocês terem uma noção, até minha mãe gostava de assistir, de tão educativo que era o programa. Era bem interessante mesmo! Sabe aquele desenho sem aparente maldade e bem gostoso de acompanhar até pela voz dos personagens? Pronto, este é Catalendas. Fenomenal. Trago os ensinamentos até hoje na minha vida adulta.
Aprendi muito sobre sustentabilidade, preservação ambiental, respeito aos pais, obediência e respeito aos mais velhos, e amar o verde/natureza com o desenho. Sinto falta destes programas, pois quando crianças, absorvemos tudo. Seja de bom ou de ruim. E os desenhos desta geração em sua maioria são de péssima índole.
Como dito no post de ontem, vou parar de falar, para poder mostrar algumas imagens para vocês. Lembrei e relembrem comigo e se inspirem em conjunto, vejamos:












Abraços, até amanhã.
Ps: quem souber das origens das imagens, por gentileza, me comuniquem para que eu dê os devidos créditos. Não consegui encontrar nenhuma autoria original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário