17 de julho de 2015

A importância do planejamento como propulsor de boas conquistas


O ser humano é uma máquina de emoções que quando acordada produz efeitos serenos ou catastróficos. Isso na vida pessoal. Porém, na vida profissional são muito comuns certas sobrecargas e estresses constantes. Mas o porquê disto?

Muitas vezes, ocorre uma natural resistência ao planejamento de vida profissional de dada pessoa. Ou simplesmente a falta de estimulo às mudanças, pouco planejamento em longo prazo de vida. Outras vezes pensam apenas em lucros financeiros, em posições sociais e acabam frustrados. São inúmeras as causas de estresses e mau posicionamento.

Muitas vezes faltam apenas alguns projetos para dar aquele ânimo de dedicação. Quando não chegam, acabam provocando estresse, muita desgaste físico, pouca satisfação e alegria, sendo assim acabam em desuso grandes habilidades e competências. Uma coisa é certa: hoje em dia, as empresas, negócios e lugares de trabalho estão cada vez mais exigentes e impressionadores.

Muitas vezes por conta da tecnologia avançando rapidamente, pressões sócio-econômicas, de mercado, muitas diversidades de serviços, planos e produtos e globalização. Tudo faz parte de um esquema maior. De uma preparação maior. Se resolver os pequenos, médios e grandes problemas da melhor maneira possível e sendo assim, construir uma vida em cima de lutas e vitórias. Para tudo isso é preciso planejamento e organização. Em tudo.

É preciso perguntar-se quais os planos de carreira, quais os objetivos e planos, o que você fará para alcança-los, o que você está disposto a perder agora para ganhar mais ali na frente. Tudo isto é fundamental para o ser humano em si, como para a sua carreira profissional de vida. Tudo isso com planejamento e determinação.

Desenvolvimento, carreira, expectativa e planejamento são as palavras chaves ideias para a concretização de qualquer sonho ou vontade. Tudo é muito complicado visto de longe, visto de cima, de fora da estrada. Torna-se ainda mais difícil durante a caminhada, mas num determinado local do trajeto, quando deve-se olhar para trás apenas para contemplar o caminho e as vitórias conquistadas, ai que percebemos que tudo é na verdade mais simples. E temos a certeza que deveríamos ter feito tudo outra vez apenas para sentir de novo o gostinho da realização.
O auto-conhecimento é essencial, pois com ele, você fará uma analise para toda vida. Você verá para onde quer ir, como fazer, o que fazer e assim, só assim, poderá começar a planejar para colher resultados satisfatórios. Foco e força no alvo. Perguntar-se qual é o alvo é a chave do sucesso. A partir do momento que você o reconhece você começa a lutar por ele, para acertá-lo, para alcança-lo e assim vence. Nem rápido demais, nem devagar demais. Sempre que possível controlado emocionalmente para agirmos de acordo com o que a situação obriga.

É essencial que se planeje uma carreira, que se estabeleça uma meta, um objetivo. Para só então pensar na execução e por sua vez na remuneração satisfatória. A melhor coisa é ganhar capital fazendo e trabalhando naquilo que você ama. Isso sim é realização pessoal e profissional. Reavalia-se. É preciso saber e sentir que se está no caminho traçado correto.
Mudanças levam ao desenvolvimento que por sua vez levam a realização. Atualizar-se é necessário. Em todas as áreas e principalmente naquela que se resolve seguir para a vida. Tem que ter o equilibro. Principalmente entre a vida pessoal e a vida profissional onde somos controlados por elas. De volta aos princípios básicos: conhecimento, habilidade e atitude. Quem tem os três vai longe.

Planejamento, planos de vida, planos de carreira, decisões, ação, criticidade, boa sucessão. Só vence na vida quem sabe o que quer, quem faz por onde merecer. Quem verdadeiramente luta pelos seus objetivos e ultrapassa os limites desejáveis. Que a luz da motivação nunca se apague.
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.