18 de outubro de 2015

O tempo e seu dilema


Quantas vezes não deixamos de fazer algumas coisas dando a desculpa de: "Estou sem tempo" ou "Não tenho tempo"? O que praticamente dá no mesmo? Claro que é porque estamos sem tempo mesmo, correto? Claro que não. E é sobre essa questão de gestão de tempo que vou conversar com vocês hoje neste post. Let's go!

Antes de tudo, devemos ter em mente que, temos que organizar nosso tempo. E como fazemos isso? Organizando nossos horários e nossa rotina. Coloque no papel caso isso te esclareça mais as idéias ou publique uma nota em algum programa online colocando horas e intervalos e delineando cada atividade para seu horário. É bem simples na verdade, só leva um pouco de tempo. 

Eu mesmo coloco tudo no papel. Tenho um esclarecimento geral quando faço isso em uma folha um rascunho. Logo depois de fazer todo esse processo de colocar horários, riscar daqui, apagar dali, acrescentar mais ao lado, finalizo com um ar de satisfação enorme. Não tem erro. Só assim me guio e dou assistência a projetos que normalmente passariam de lado. 

Controlar o tempo é essencial para a construção de uma vida plena e bem vivida. Quando dizem que tempo é ouro estão meio certos. Tempo é valioso sim, mas infelizmente nenhum dinheiro pode comprá-lo. O que perdermos, ficará perdido na memória esquecida dos séculos. O ciclo um dia terá fim (alguns espíritas podem discordar comigo, hahaha) e, é óbvio, não estaremos com vigor para sermos brilhantes sempre. 

A hora de mudar como você administra seu tempo é AGORA! Não tem para onde correr. Ou você começa a se organizar ou você vai ver sua vida escorrendo pelos seus dedos como água em uma peneira furada. Defina áreas em sua vida, áreas que você queira dar atenção e focar com maestria. Tanto na vida pessoal como na vida profissional. Ambas tem muitas e muitas ramificações e merecem atenção se importantes para você.

Gestão de tempo é uma coisa muito debatida e discutida hoje por inúmeros profissionais de inúmeras áreas. Sou de longe a melhor pessoa para explicar a fundo o assunto, até porque não tenho nenhuma formação neste ramo. Mas vou conversando um pouco com base nas minhas experiências pessoais para com o assunto. Tempo é insubstituível. 

Vemos todos os dias pessoas se queixando que não têm tempo para isto, tempo para aquilo, sendo que ficam perdendo tempo com bobagens que nada irão acrescentar em suas vidas. Redes sociais, por exemplo. Se a presença online não vai te render boas coisas, porque continuar sendo tão presente? Conquistando tanto no mundo virtual e se prejudicando na vida "real"? Deixe mais o computador, o celular de lado, se isto for possível. Cuidado com os excessos. 

Gerenciar tempo é também gerenciar afazeres. Com a demanda de tanta coisa chegando em nosso desktop na correria da vida atual, é fácil nos perdermos em meio ao caos que nós mesmo criamos. Não deixe ninguém interferir no se tempo e na preciosidade do mesmo, inclusive você. Tenha em mente que é você quem controla seu tempo e sua vida. É você quem decide o que permanece e o que vai embora. Sim, é simples assim. Só basta ter coragem para cumprir as decisões que são tomadas. 

Corte aquilo que te faz perder tempo. Priorize o que é importante, o que te fará saltar por dentro, o que te dará ótimos frutos num futuro próximo (ou não). Aprenda a delegar, desapegue e faça render o seu tempo com atividades realmente válidas. Qual foi a última vez que você reservou um dia para si mesmo? Para atender as suas necessidades e não as dos outros? Organize-se e tire uma folga para você mesmo, fazendo aquilo que você mais necessita! A vida é um sopro e quando não vivemos com qualidade, perdemos o real sentido das coisas, deixamos escapar a felicidade. Pior, a nossa felicidade.

Quis conversar um pouquinho com vocês sobre este assunto porque vivemos numa falta de "tempo" generalizada. Faça hoje diferente! Mude seus horários e turbine sua rotina e ache tempo para as coisas que realmente importam! Minha busca pessoal é ajudar as pessoas e sempre, sempre procurar a felicidade em tudo o que eu encontrar. Encontre sua missão pessoal e dedique tempo a fazê-la. A torná-la possível e palpável. A melhor consciência é aquela em que notamos para onde as horinhas e minutinhos do nosso dia estão sendo redirecionados. 

Só me resta perguntar: como você tem administrado seu tempo?

Grande abraço.
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.