8 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento pessoal e a meditação


Sempre estou a pensar em mim mesmo como um ser em constante desenvolvimento pessoal. Sempre estou tentando melhorar, percorrer o meu caminho com sabedoria, aprender com tudo o que tenho contato e compartilho. Não há um só dia que eu não acorde inspirado e querendo mudar o mundo. Todos os dias para mim são uma página em branco para eu desenvolver o meu eu pessoal aliado a tudo o que nos é oferecido de bom atualmente. 

Tenho percorrido nos últimos dias um caminho de pesquisa mais aprofundada do Yoga. Não vou entrar em termos ou conceitos do Yoga, porque é praticamente uma religião e disto não quero tomar partido. Meu assunto quando se fala em Yoga é somente restrito à prática. Só na prática que quero me envolver, nada além. 

Como eu dizia, venho pesquisando muito sobre o Yoga (especialmente para iniciantes) e já estou prevendo começar próximo mês de Fevereiro, inclusive para dar gás ao meu projeto #YogaMenteECorpo que ainda não comecei. Planejo fazer 30 minutos de Yoga de segunda a sexta-feira, pois não tenho disponibilidade de uma hora por dia. Meu horário não permite. Já separei uma música cristã evangélica instrumental para dar início e estou animado. 

Quero começar a praticar o Yoga no sentido de práticas porque só vejo benefícios. Para desenvolver meu eu pessoal, preciso antes de tudo estar conectado a mim mesmo, aos meus princípios, meus valores, minhas vontades que possuem algum valor. Pensei no melhor método, na melhor maneira, na melhor prática que se tem para acalmar meu coração e me ajudar nesta caminhada. 

Assim como ler a Bíblia diariamente, meditar também vai me fazer relaxar e entrar em contato comigo mesmo e com Deus. Ao fazer a meditação, me concentrarei na minha respiração e elevarei todo o meu ser e pensamentos ao Deus de Israel. Aliado sempre com a palavra de Deus, espero impulsionar todas as áreas da minha vida naturalmente. 

Há também todos os benefícios corporais desta prática de meditação. Melhoramento no sono, relaxamento e descontração em momentos de tensão, paciência, calmaria, relaxamento muscular tirando muitas vezes o estresse dos músculos e órgãos do corpo, fortalecimento da musculatura, entre tantos outros benefícios.

Creio que o desenvolvimento pessoal está intimamente ligado com a meditação. Não quero ser budista, ou aderir a nenhuma religião do meio, ou ler livros e mais livros de qualquer ordem religiosa. Simplesmente quero desacelerar, acalmar, reduzir o ritmo usando a meditação como aliada ao meu foco nas demais atividades do dia a dia. 

Ainda estou estudando esta prática e as posições (chamadas de asanas no Yoga). Vendo as que vou fazer e quando darei início ao projeto de fato. Tudo vocês serão informados aqui e nas mídias sociais do blog, aguardem para o próximo mês novidades. <3 

E vocês? Já pensaram em aderir à prática do Yoga? Acha que isto melhoraria sua vida, seu desenvolvimento pessoal? Comentemos sobre o assunto. Um dia lindo e cheio de paz!

Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

2 comentários:

  1. Faço aula de yoga uma vez por semana e quando tenho tempo pratico em casa. Só traz benefícios, pro corpo e pra mente! www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né isso! É uma das melhores práticas da vida! E o bom é porque você pode fazer tranquilamente em casa. Facílimo. Obrigado por compartilhar, abraço grande.

      Excluir

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.