10 de dezembro de 2016

Algumas novidades e mudanças de plataforma para gerenciar o blog

Sempre estou à procura de formas mais organizadas de gerir o blog e com isso tentar alcançar o maior numero de possíveis leitores que eu puder. Até ai tudo ótimo. A questão é achar as ferramentas certas para comportar este crescimento e a possibilidade de não ter que migrá-la de instante em instante. É exclusivamente o que procuro e preciso: uma plataforma e ferramenta que não precise ficar mudando, ajustando toda hora. Quero centralizar em cada mídia social o ponto mais forte dela e o ponto que provavelmente durará mais tempo dentro da rede.

Este post é para dizer algumas mudanças sutis que venho fazendo visando a dar ao blog uma estabilidade e fixação mais poderosos em 2017. Uma das metas é a cada mês me empenhar mais ainda em cada mídia social em particular com foco em divulgação de qualidade, não só fragmentos sem sentido. Traduzindo: todas as redes sociais atuais do blog serão exploradas ao máximo por mim (ou pelo menos até onde eu achar coerência). Venham dar uma olhadinha para entender: 

Google Plus

Eis uma rede social esquecida por mim. Tenho o perfil do blog que praticamente não acesso e nunca vou dar tanta credibilidade. Tenho que ser sincero. O que fiz então? Para salvar a pátria e tirar o melhor da rede para o blog, reformulei e reativei a comunidade do blog. Clique aqui para entrar e participar. 

Na comunidade posto de forma atualizada e metódica tudo relacionado ao blog, seus temas e dentro de uma de suas três categorias. Usa muito o Google plus? Entre na comunidade certa para você (eita, virou propaganda, ore por mim). E o interessante é que cada vez que paro e presto atenção, percebo algo novo na mídia social e isso me agrada. Quem sabe não vai me viciar quanto o instagram, twitter e afins? 

Perfil do blog no facebook

Nunca chegava a um consenso para lidar com o perfil do blog no facebook. Tenho um perfil pessoal e não queria ter que gerenciar um outro perfil, pois isso demanda muita energia e o tempo da minha vida que não quero gastar em mídias sociais. O que fiz então? Tomei algumas decisões que em 2017 já vão começar a ser notadas e que já estão sendo executadas agora em 2016. Preparando o terreno e a adaptação de vocês às mudanças. 

As decisões que tomei: 

1. Não vou mais gerenciar o perfil do blog. Motivos? Ele não tem a identidade do blog e não vejo como fazê-lo. Vou explicar. Acontece que não tenho usado o perfil do blog somente para divulgação das coisas relacionadas ao Viajante das Letras. Tenho usado para outras divulgações e para meu outro cantinho, o Vegano Recifense. Não tem como alterar o nome para um dos blogs ou dos dois e de verdade, isso me incomoda bastante. Essa péssima estética. Com isso sinto que estou fazendo bagunça e não tenho clareza.

2. Depois de estar interditando o perfil (e isso implica não responder mensagens, excluir os amigos do perfil, não aceitar novas solicitações, etc., não interagir de forma alguma com o perfil) criei dois grupos. Um para o blog Viajante das Letras (aqui) e outro para o blog Vegano Recifense (aqui). Isso me deixa com clareza e me faz postar em cada grupo individualmente o que a cada um interessa.

3. Só divulgarei os assuntos dos blogs nos grupos respectivos e nas páginas de cada blog individualmente como já venho fazendo fixamente. Acho que assim é a melhor maneira para mim e para deixar tudo mais organizado e limpo. Inclusive vai ser até melhor para indicar e direcionar novos interessados. 

Clique aqui para entrar no grupo. Clique aqui para curtir a página do blog.

Twitter

Não é de hoje que amo o Twitter e é de longe a minha rede social preferida no mundo todo. Podem chegar outras, mas o Twitter é o Twitter. Procurei ver maneiras de melhorar a produtividade e gerenciamento das redes do blog e eis as decisões que tomei para 2017:

1. Vou ser mais ativo no twitter no horário estabelecido (no penúltimo parágrafo explico isso, até já). Vou focar nas conversas descontraídas e opiniões relevantes sobre o que escrevo e planejamentos, que acredito ser um ponto alto de comunicação por lá. Dá um toque pessoal ao profissional. Foge mais da regra de só escrever no twitter se for para divulgar os posts do blog;

2. Como meu planejamento é só entrar uma vez por dia nas mídias sociais minhas e do blog (explico abaixo), vez ou outra vocês verão o perfil se atualizando sozinho, mas deixo bem claro que não vou entrar na rede, foi somente a leitura de algum artigo que fiz e divulguei sem nem entrar lá. Acontece muito isso. É uma maneira de eu sempre deixar o perfil atualizado também.

3. Vou continuar respondendo as DMs e menções na própria rede. Acho esse contato direto prático e interessante. Como o fluxo não é muito grande de mensagens, dá para responder vocês tranquilamente. No mais sem muitas mudanças por aqui.

Clique aqui e siga o perfil do blog no Twitter. 

Pinterest

Outra mídia social bem esquecida por mim nos últimos meses. Amo a rede e tudo que pino nela. Vou voltar a pinar de forma ativa e me inspirar ainda mais. É a melhor rede social neste quesito de inspiração e aguça criatividade. Vou focar também em adquirir mais visibilidade e novos amigos/seguidores e aumentar o crescimento para o blog. São algumas áreas de foco que quero me dedicar um pouquinho mais. Clique aqui e siga o pinterest do blog.

Tumblr

Gosto muito de divulgar o blog por lá e basicamente o que tem em 2017 para esta mídia social é divulgação e crescimento de amigos. Quero ampliar a rede de contatos e seguidores por lá e divulgar mais o blog. É uma mídia que tem muito potencial e sei que vou longe com ela.

Veja aqui e siga o blog no Tumblr.

Youtube

Não tenho interagido com o perfil do blog no youtube de maneira nenhuma (só curtindo alguns poucos vídeos o ano inteiro). Meu planejamento é comentar nos vídeos que assisto, curtir mais os vídeos que assisto e em contrapartida divulgar mais o blog em cada pequena ação que eu fizer. Não planejo fazer vídeos em 2017, são planos - quem sabe - para o futuro ainda. Este ano quero continuar focando de forma conteudista no blog e valorizando-o cada vez mais. Essa é meu objetivo e está bem claro. Se inscreva no canal do blog aqui (te amo por isso, hahaha).

Instagram

Como na maioria das mídias acima, meu foco no instagram esse ano é divulgação e maior visibilidade com novas curtidas e novos seguidores. Posts melhorados e mais acessíveis, sem tantos textos grandes nas legendas. Algo mais simples, minimalista. Já tenho executado esse formato de post por lá e tem me agradado bastante. Creio que irei continuar com este modelo. Siga o perfil do blog aqui meus amores.

Outras mídias sociais

Outras mídias sociais como Bloglovin, filmow, orangotag, skoob e outras não vou focar muito porque são redes pessoais e não tão importantes assim. Servem somente para eu me organizar com outras coisas. Com o tempo vou melhorando-as, mas sem muita fixação. Mesmo o skoob podendo ser bem mais aproveitado agora, não quero desperdiçar energia fazendo-o.


Vale ressaltar, que em 2017, só entrarei nas mídias sociais e pessoais uma vez no outro normalmente. Posso entrar outras vezes no dia, de forma mais rara, porém só quando tiver algum compromisso ou for algo urgente demais que precise mexer na hora. Isso também vale para o whatsapp. Ainda estou decidindo o horário único no dia para entrar, se é de manhã, tarde ou pela noite.

Mais para a frente estou tentando colocar o blog em um domínio e hospedagem. É algo que tenho que me preparar financeiramente (de forma beeeeem tranquila) e ir me informando como funciona direitinho tudo isso para poder fazer. Este é o ano que o blog faz dois anos e quero dá-lo de presente essa realização. Tão simples, mas tão importante hoje na blogosfera.

Penso também futuramente mudar de plataforma, sair do Blogger para o Wordpress. Fazer a migração, mas aí vou estudar a possibilidade. Estou bem satisfeito com o blogger, apesar de algumas limitações bobas. Com isso vou estudar algumas ferramentas para me auxiliar no processo. Mais tarde posso compartilhar algo com vocês, se quiserem. No momento estou amando o blog como ele está e está bem completo. 💓

Aos poucos irei fazendo novos posts para mostrar meu sistema atual e como estou desenvolvendo na prática cada implicação desta. Espero que isso inspire vocês, beijos de paz. 👄
Ewerton Lenildo
Ewerton Lenildo

Garanto tudo, menos dignidade. Sou o furacão dos dias mansos e a brisa das trovoadas. Gosto dos detalhes e dos temperos fortes. Tudo o que eu faço na minha vida, faço com supremacia. Onde escrevo: o Viajante das Letras e o Vegano Recifense. 🌲 🌳 🌴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laços atemporais

Não tenho para onde fugir. Desde sempre quando falo de livro, em livro, com livro, meu coração transborda de amor e vício louco. Quando passo numa banca de DVDs não consigo deixá-la de lado. Tenho que ir, ver, comentar, compartilhar, abraçar. Esta categoria representa tudo o que implica a minha mais alta motivação. Sou bibliófilo, cinéfilo de carteirinha. Passo horas em pé na livraria e perco a noção do tempo. Falar de coisas boa me dá combustível para viver e esta categoria está recheada de presentes bons. Saiba mais aqui.

Festim enigmático

Sempre estou em festa quando falo sobre tecnologia, relacionamentos, inspirações, etc. É isto o que esta categoria representa. Queria um nome que representasse festa, ao mesmo tempo que me inspirasse e a palavra "enigmático" cai como uma luva. Trata de uma euforia que não consigo ignorar. Saiba mais aqui.

Atauúba atiaîa

Eu estava procurando uma maneira de homenagear os povos indígenas de alguma forma no meu blog. Pouquíssimas pessoas sabem, mas recentemente descobri que tenho descendência indígena de bem próxima o que me deixou mais apaixonado e agradecido ainda. Procurei algo mais geral, pois é sabido que há inúmeras tribos espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Procurei algo em tupi guarani (língua em que o nome da categoria está escrita) e achei a combinação de duas palavras. Atauúba (flecha incendiária) Atiaîa (raio de luz que reflete luminosidade). O termo Atauúba atiaîa significa a modo grosso "flecha incendiária de luz" e é tudo o que esta categoria representa para mim quando falo de organização, estudos, etc. É uma maneira mínima de honrar nossos irmãos indígenas ainda hoje tão maltratados, perseguidos e injustiçados. Saiba mais aqui.